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Como parar de roncar – dicas que podem ajudar a ter um sono melhor

Como parar de roncar – dicas que podem ajudar a ter um sono melhor

Você ronca? Já escutou reclamações por causa disso? Pois saiba que este é um problema de muitas pessoas, você não está sozinho. Então você pergunta “como que eu faço para parar de roncar?”, e nós respondemos a seguir. Confira algumas dicas que podem te ajudar a ter um sono melhor.

Primeiramente, vamos entender o que é o ronco. O ronco é um sinal sonoro que avisa que existe alguma coisa errada com o nosso corpo. Ele ocorre quando o caminho do ar pela faringe está bloqueado por algum motivo, seja por flacidez, por excesso de gordura que faz com que o tubo (musculatura da faringe) se estreite, entre outros fatores. A evolução da doença pode ocorrer com algo mais grave, que seria a Apneia do Sono. Pode levar a pessoa a interromper a respiração por um período de tempo, fazendo com que aumente os problemas cardíacos, diabetes e insônia.

A Apneia do Sono é mais comum em indivíduos acima dos 40 anos. A pessoa que ronca costuma passar o dia inteiro com sono ou dormir mais do que o normal, pois o sono não é reparador.

Por isso, é importante prestar atenção aos seguintes itens:

Se você não está no seu peso ideal, a ideia é perder o peso extra e depois mantê-lo em equilíbrio;

Pratique atividades físicas com frequência, de preferência alguma que seja prazerosa, para que, assim, fique mais fácil a regularidade;

Evite comer em excesso ou comer alimentos pesados durante a noite, prefira refeições leves, com frutas e/ou verduras;

Não tome muito líquido (água, chá, sucos, caldos) antes de deitar e fuja das bebidas alcoólicas perto do horário de dormir;

Se possível, utilize um umidificador de ar ou coloque uma vasilha com água próxima à cama;

Pare de fumar – esse é um hábito que só traz danos à saúde, e é um fator que pode causar o ronco;

Reduza a ansiedade e o nível de estresse no seu dia a dia (escolha alguma atividade que relaxe e traga calma, principalmente perto da hora de dormir);

Troque seu travesseiro comum por um travesseiro antialérgico (às vezes, o problema é alergia a ácaros);

Caso você sofra de diabetes ou depressão, faça o controle dessas doenças por meio de tratamento indicado por médico.

Não deixe de procurar um Otorrinolaringologista. Ele fará uma Avaliação do Ronco e determinará o melhor tratamento para o problema de Apneia do Sono, dependendo da causa encontrada.