Procedimentos

Cirurgia de Ouvido (Timpanotomia)

Otorrinolaringologia

A otite média serosa é uma alteração tubária do ouvido que leva ao acúmulo de secreções no ouvido médio, resultando em irritação e dor ao paciente. É mais comum em crianças do que em adultos. Em alguns casos, pode haver também otite média infecciosa, quando a prescrição de antibióticos não é suficiente para remover os líquidos que se acumulam nessa região; assim, a Cirurgia de Ouvido é recomendada.

Objetivos

A Timpanotomia com tubo de ventilação consiste na colocação de minúsculos tubos, com o objetivo de equilibrar a pressão interna e externa da orelha, melhorando a audição, fazendo com que o ar possa entrar no ouvido médio e evitando o acúmulo de líquidos.

Preparação

Deve-se observar as particularidades de cada paciente, para avaliar a necessidade ou não da aplicação dos tubos de ventilação. Normalmente, o procedimento cirúrgico requer apenas exames laboratoriais conforme prescrição médica. O tempo de cirurgia é de cerca de 10 minutos e o tubo permanece no paciente por, aproximadamente, seis meses, sendo eliminado espontaneamente pelo corpo.

Depois da cirurgia

Evitar mergulhos e tomar cuidado com banhos em praias e piscinas para não acumular água na região operada.

Você nos encontra agora em

NOVO ENDEREÇO!

Av. Anita Garibaldi, 1121 – Ahú

Clique aqui para ver no mapa