Alergia Ocular

Alergia Ocular

Uma reação alérgica é uma resposta exagerada do sistema imunológico a um alérgeno (qualquer substância que desencadeie o problema). As alergias oculares são ocasionadas, na maioria das vezes, por poeira, pólen, ácaros, fumaça, produtos de beleza, cosméticos, tintas, agrotóxicos, entre outros.

Pessoas que apresentam alergia ocular podem se queixar de vermelhidão nos olhos, coceira, ardência, fotofobia (sensibilidade à luz), inchaço, dor e lacrimejamento.

As alergias oculares são classificadas em quatro tipos:

  • Sazonal: tipo mais comum, normalmente associada à rinite ou à asma;
  • Atópica: associada à dermatite atópica, é o tipo mais raro, porém com maior dano ao globo ocular;
  • Primaveril ou vernal: relacionado às mudanças de estação, primavera (por conta do pólen das plantas) e verão (tempo mais seco);
  • Conjuntivite papilar gigante: alergia desencadeada pelo uso de lentes de contato, como uma reação ao tipo da lente ou limpeza incorreta.

Cuidados e tratamento

Basicamente, o recomendado é reduzir a probabilidade de contato com os agentes alérgenos, além de manter hábitos de higiene constantes.

O tratamento medicamentoso deve ser prescrito por um Oftalmologista, respeitando as particularidades de cada paciente, que pode incluir compressas frias para amenizar a coceira e uso de colírios específicos.

VOLTAR

Você nos encontra agora em

NOVO ENDEREÇO!

Av. Anita Garibaldi, 1121 – Ahú

Clique aqui para ver no mapa