Catarata

Catarata

A Catarata é o embaçamento da lente natural do olho chamado “cristalino”, que se encontra no interior dos olhos, atrás da íris. O cristalino, então, se torna opaco, comprometendo progressivamente a qualidade da visão. Faz parte do processo natural de envelhecimento dos olhos, por isso, é mais comum a partir dos 60 anos. Apesar disso, afeta, também, pessoas de outras faixas etárias. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Catarata é responsável por quase 50% dos casos de cegueira no mundo.

O portador da Catarata nota a visão mais turva, como se estivesse sob neblina ou como se a lente dos óculos estivesse suja. Algumas pessoas notam uma dificuldade de visão somente em condições adversas de luz, como dirigir à noite, ou apenas uma tonalidade diferente nas cores que ficam mais apagadas. Portanto, quando a pessoa, além dos sintomas mencionados, relata dificuldade em reconhecer fisionomias, problemas na leitura e mudanças frequentes do grau do óculos, é essencial consultar um Oftalmologista.

São fatores de risco: idade avançada, exposição excessiva dos olhos à luz solar, diabetes em estágio adiantado, glaucoma ou descolamento de retina, uso de determinados tipos de medicamentos, histórico familiar positivo para Catarata, obesidade, pressão arterial elevada por bastante tempo, excesso de álcool e/ou tabaco.

O diagnóstico é realizado por meio de exame oftalmológico com dilatação das pupilas e o tratamento pode envolver Microcirurgia de Catarata (Facoemulsificação com Implante de Lente Intraocular), procedimento seguro, eficaz na correção e que proporciona grande alívio ao restaurar a visão.

VOLTAR

Você nos encontra agora em

NOVO ENDEREÇO!

Av. Anita Garibaldi, 1121 – Ahú

Clique aqui para ver no mapa