Doenças Nasais (Rinossinusites, Desvios Septais e Obstrução Nasal)

Doenças Nasais (Rinossinusites, Desvios Septais e Obstrução Nasal)

O nariz é a principal via de entrada e passagem do ar carregado de oxigênio ou gás carbônico, sendo fundamental para o sistema olfativo e para o corpo em geral. As Doenças Nasais fazem com que esse processo seja obstruído, levando à respiração pela boca (o gasto de energia é maior quando a pessoa respira pela boca e o resultado disso é cansaço moderado). Por isso, elas precisam ser diagnosticadas e tratadas adequadamente por um Otorrinolaringologista.

Rinossinusite

A Rinossinusite é a inflamação da mucosa rinossinusal. Ela possui início repentino e é classificada em aguda (quando a duração é de menos de 12 semanas) e crônica (quando a duração é de mais de 12 semanas). Os sintomas mais comuns são: secreção nasal (nariz “escorrendo”), presença de pus, dor intensa na região e febre alta (mais de 38º C). Vários fatores são associados como causa do problema, incluindo alergias, exposição a determinados ambientes, ansiedade, depressão, tabagismo e questões anatômicas.

O diagnóstico é feito por Otorrinolaringologista durante consulta, por meio de exame clínico e solicitação de exames complementares para eliminar outras possibilidades. O tratamento será indicado pelo mesmo profissional e pode conter lavagem do nariz e/ou medicação com antibióticos ou outros tipos.

Desvio de septo

O septo nasal é a estrutura composta de osso e cartilagem que separa as cavidades (os lados) do nariz. Quando ele não está alinhado e, portanto, se encontra torto, ocorre a obstrução da entrada do ar. Consequentemente, a pessoa tem dificuldades para respirar, o que acaba se tornando um grande incômodo.

A pessoa que possui Desvio de Septo costuma sofrer com dores de cabeça, sangramentos nasais e apneia do sono, além da já mencionada dificuldade para respirar. Para confirmar a presença do problema, o Otorrinolaringologista fará a verificação utilizando um espéculo nasal, ou mesmo de um exame indolor por meio de uma fibra ótica, que permite a visualização do interior do órgão olfativo. A correção, geralmente, é realizada por meio de Septoplastia.

Obstrução nasal

A complicação da entrada e passagem do ar pelo nariz é chamada de Obstrução Nasal e pode ser causada por diversos motivos, que vão de doenças virais (gripe, resfriado) a problemas de estrutura do nariz. Os motivos mais comuns são as rinites alérgicas, o desvio de septo e o aumento das adenoides. Tal distúrbio pode comprometer a saúde tanto de crianças como de adultos.

O nariz “trancado”, portanto, não é o problema em si, mas a manifestação clínica de outros problemas. Uma situação comum é as pessoas usarem descongestionantes nasais para resolver tal incômodo; porém, a utilização de medicamentos sem prescrição médica é contraindicada.

VOLTAR

Você nos encontra agora em

NOVO ENDEREÇO!

Av. Anita Garibaldi, 1121 – Ahú

Clique aqui para ver no mapa