Processamento Auditivo Central

Processamento Auditivo Central

O Distúrbio de Processamento Auditivo Central (DPAC) é uma deficiência descoberta há pouco tempo. Todavia, afeta uma parcela significante das pessoas, comprometendo o desenvolvimento e aprendizado, principalmente das crianças. Basicamente, quem sofre com esse problema apresenta dificuldade em compreender mensagens sonoras.

Importante destacar que o Distúrbio de Processamento Auditivo Central é uma falha estritamente neurológica e não nas estruturas do ouvido. Os pacientes que sofrem com esse transtorno apresentam dificuldade em escutar em meio a ambientes ruidosos, compreender e interpretar mensagens, manter a concentração, entre outros.

Uma vez que o Distúrbio de Processamento Auditivo Central não interfere na audição, mas sim na decodificação dos sons pelos neurônios, é necessário que um especialista avalie com precisão cada caso. Com um tratamento correto, o paciente conquista uma melhora significativa na qualidade de vida.

O Fonoaudiólogo é alguém capacitado para requisitar exames a fim de diagnosticar com precisão os casos de DPAC, que podem incluir: audiometria, testes eletrofisiológicos e comportamentais. Já as terapias de tratamento são conduzidas pelo especialista com o intuito de estimular a melhora ou, então, desenvolver técnicas compensatórias.

VOLTAR

Você nos encontra agora em

NOVO ENDEREÇO!

Av. Anita Garibaldi, 1121 – Ahú

Clique aqui para ver no mapa