Pterígio

Pterígio

Pterígio é uma proliferação da conjuntiva, formando uma membrana carnosa de tecido fibroso e vasos sanguíneos que costuma invadir a córnea no canto interno dos olhos. A invasão ocorre como resposta a um processo de irritação crônica e predisposição genética. O problema pode levar a diminuição de visão pelo astigmatismo que causa e, em casos avançados, até perda de visão por cobrimento do eixo visual.

O que contribui para o crescimento do Pterígio é a exposição direta, constante e desprotegida dos olhos ao sol, vento e/ou poeira. Por isso, é essencial que os profissionais de determinadas áreas utilizem óculos de proteção.

Os sintomas podem variar bastante desde vermelhidão até ardência, lacrimejamento e sensação de corpo estranho. O diagnóstico é feito pelo exame oftalmológico. O tratamento inicial é conservador, apenas com colírios lubrificantes. Se houver progressão, o tratamento pode ser cirúrgico e a técnica de Exérese de Pterígio com Transplante Conjuntival pode ser necessária com uso de mitomicina para evitar recidiva.

VOLTAR

Você nos encontra agora em

NOVO ENDEREÇO!

Av. Anita Garibaldi, 1121 – Ahú

Clique aqui para ver no mapa