Ronco (Apneia do Sono)

Ronco (Apneia do sono)

Você não consegue dormir? Passa o dia inteiro bocejando? Tem vontade de dormir no meio de uma conversa? Isso pode acontecer caso você esteja roncando durante o sono.

O Ronco, Apneia do Sono ou também Síndrome da Apneia-Hipopneia Obstrutiva do Sono é um problema a ser levado em consideração. De acordo com pesquisa da Fundação Americana do Sono, cerca de 70% da população mundial adulta sofre ou já sofreu com algum distúrbio do sono.

O que é o ronco?

O ronco é a vibração que ocorre na parte posterior da garganta, devido às mucosas (pele vermelha) da faringe estarem em excesso ou flácidas, dificultando a passagem do ar quando respiramos.

Quando existem episódios de obstrução total da respiração, eles são chamados de Apneia do Sono e provocam uma diminuição da quantidade de oxigênio no sangue. Essa redução pode levar a alterações importantes no aparelho cardiocirculatório, como hipertensão arterial (pressão alta), infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC ou derrames).

Durante o sono, o ar é parcialmente bloqueado. Essas apneias podem ocorrer sem o paciente acordar e são os familiares que acabam percebendo e se assustando.

Queixas comuns

Algumas situações acontecem que envolvem o paciente e quem convive com ele:

  • Ronco (barulho) alto, com ou sem pausas respiratórias;
  • Cônjuge/parceiro dorme em quarto separado;
  • O ronco perturba os outros, mesmo sem querer, enquanto ele dorme;
  • Não pode dormir com amigos em viagens;
  • Acorda cansado;
  • Tem dificuldade de concentração;
  • Irrita-se facilmente;
  • Encontra-se em estado frequente de mau humor.

O que fazer quando o ronco atrapalha sua vida?

Procurar um médico Otorrinolaringologista para que seja feita uma Avaliação do Ronco e para que o profissional possa solicitar exames de rotina e, se necessário, uma polissonografia.

O que é polissonografia?

Atualmente, o sono de má qualidade é comum à maioria das pessoas, mas cada uma delas pode sofrer por uma razão diferente. A polissonografia é capaz de identificar qual é o seu problema enquanto você dorme.

O exame é realizado no Hospital ou no conforto de sua casa. Antes de dormir, são instalados alguns sensores no corpo do paciente, sendo eles totalmente indolores. Ficam na superfície, apenas em contato com a pele. Eles registram, durante o sono, o fluxo de ar que passa pela boca e pelo nariz, entre outros dados importantes. Essas informações são monitoradas e avaliadas por um médico especialista, que indicará o tratamento adequado (medicamentos, cirurgia, orientações e/ou aparelhos respiratórios – CPAP).

VOLTAR

Você nos encontra agora em

NOVO ENDEREÇO!

Av. Anita Garibaldi, 1121 – Ahú

Clique aqui para ver no mapa