Procedimentos

Blefaroplastia

Oftalmologia

Blefaroplastia

Com o envelhecimento a pele das pálpebras tende a ficar mais flácida, assim como a musculatura de sustentação dos olhos. Algumas pessoas têm maior tendência a formar aquelas bolsas de gordura sob a pálpebra, isso se agrava com a perda do tônus muscular que mantém as bolsas. Com o tempo a musculatura flácida associada ao excesso de pele faz com que as pálpebras fiquem pesadas e caídas. Estas mudanças podem ocorrer em diversas idades, estando relacionadas com a genética e hábitos. A blefaroplastia está indicada para a correção destas alterações.

Blefaroplastia em Curitiba Dra Ana Paola Vargas Baptistella

A aparência dos olhos interfere muito no visual do rosto. Por isso, se os olhos parecerem caídos ou apresentarem dobras, a pessoa passará a ideia de que está sempre cansada.

Objetivos

A Blefaroplastia, ou a Cirurgia das Pálpebras, remove rugas finas, flacidez ou o excesso de pele nas pálpebras e bolsas sob os olhos, fazendo com que retorne o contorno natural das pálpebras, seja na parte superior ou inferior. O resultado pode proporcionar aparência mais jovem na região dos olhos e trazer mais autoestima ao paciente. Indicada para pessoas que não apresentam condições oculares graves.

Laser Smart Punto Cool Peel

Agora o Centro Médico Baptistella conta com essa nova tecnologia: o
Laser Smart Punto Cool Peel.

É um novo laser de CO2 que chegou recentemente ao Brasil e é o primeiro em Curitiba. É conhecido como o melhor laser de Co2 do mundo, sendo chamado da “Ferrari dos Lasers”.

Esse laser tem muitas indicações sendo a principal delas o obtenção de um rejuvenescimento global da pele, com melhora da qualidade, clareamento e uma uniformização da pele. Também pode ser usado no tratamento de alguns tipos de manchas, melhora das rugas, no tratamento de cicatrizes, assim como na remoção de lesões de pele, para auxiliar na redução da flacidez da pele e na correção de bolsas de gordura. Porém nosso maior uso na clínica é principalmente na realização de cirurgias plásticas palpebrais, a chamada Blefaroplastia a Laser.

O laser pode ser usado em combinação na cirurgia de blefaroplastia, para proporcionar um resultado melhor e com recuperação mais rápida.

Este tipo de laser é um dos recursos mais utilizados hoje para o rejuvenescimento facial.

O laser CO2 fracionado atinge a epiderme, camada mais superficial da pele, e a derme, camada profunda. Na epiderme, o laser tem um efeito de peeling, fazendo a pele descamar e passar por um processo de renovação celular.

Já na derme haverá uma estimulação da produção de colágeno, com isso as fibras de colágenos já existentes são reestruturadas. Como resultado, a pele irá ficar mais lisa, esticada, firme e luminosa, além de contribuir para que o paciente tenha menos inchaços e hematomas na etapa de cicatrização da blefaroplastia.

Quais são os benefícios da blefaroplastia com aplicação de laser CO2 fracionado?

A indicação da blefaroplastia a laser vem crescendo cada vez mais, isso porque a tecnologia do laser CO2, age nas camadas mais profundas da pele, estimulando o colágeno e rejuvenescendo o rosto.

O laser tem duas ponteiras que possuem funções diferentes durante a cirurgia plástica no rosto: uma delas ajuda a fazer os cortes na pele e já faz a cauterização dos vasos.

Quando a técnica do laser é usada, o paciente tem menos sangramento, inchaços e hematomas, contribuindo para que o resultado da cirurgia seja mais bonito e delicado.

Após a finalização dos cortes e pontos, a segunda ponteira entra em ação. Ela é usada para o  tratamento da pele e estimular o colágeno. Isso faz com que a cicatrização da blefaroplastia e a recuperação sejam mais rápidas.

A cirurgia serve para retirar o excesso de pele e as bolsas de gordura, enquanto a aplicação de laser CO2 fracionado melhora a flacidez. Por isso, quando as técnicas são conjugadas, o resultado alcançado é muito melhor.

Mas, sempre é importante lembrar que, a decisão do uso de determinada técnica e as possíveis combinações cirúrgicas, devem ser tomadas pelo cirurgião, levando em consideração seus desejos, suas necessidades e sua saúde.

O que é blefaroplastia?

A blefaroplastia é a cirurgia plástica das pálpebras.
À medida que os indivíduos envelhecem, a pele das pálpebras podem ficar flácidas e as bolsas de gordura mais proeminentes, resultando em uma aparência mais envelhecida e cansada.
A blefaroplastia remove o excesso de pele e bolsas de gordura, além de reposicionar outras estruturas que podem ficar mais frouxas com o tempo, rejuvenescendo a região das pálpebras.

Devo fazer a Cirurgia de Pálpebras (Blefaroplastia) com Oftalmologista ou Cirurgião Plástico?

Tanto Faz! Os especialistas são aptos para essa cirurgia.

A vantagem é que com a união de especialidades o resultado procurado, é bem mais satisfatório.

Quanto tempo demora uma Blefaroplastia? Precisa internar?

A cirurgia de pálpebras (blefaroplastia) pode demorar até duas horas.  No entanto, cada caso é um caso.
Geralmente, são realizadas em regime ambulatorial, sem necessidade de se realizar internamento clínico.

Qual é o Prazo para Recuperação?

Após realizado o procedimento o paciente logo é liberado para voltar para casa. Normalmente, é no mesmo dia!
A recuperação total, pode acontecer com até 30 dias, no entanto, cada organismo é único e existem variáveis a serem consideradas.

Quais são as limitações no pós operatório?

A cirurgia das pálpebras não exige grandes limitações, porém recomendamos não realizar esforços físicos durante a primeira semana de recuperação, fazer compressas geladas, não dormir sobre a cicatriz e não se expor ao sol.

Ficam Marcas de Cicatrizes?

Por se tratar de um procedimento de correção, poderá ocorrer o aparecimento de cicatriz, mas, que tende a ficar com a maior parte escondida bem perto da linha dos cílios.

De maneira geral, a pele da pálpebra apresenta boa cicatrização, e raramente é perceptível.

null

Dra. Ana Paola Vargas Baptistella

CRM/PR 21050 – RE 094448


Quer saber mais sobre a cirurgía de pálpebras, blefaroplastia e recuperação da autoestima?

Fale comigo agora!

Sobre a Dra. Ana Paola Baptistella

Oftalmologista – CRM/PR 21050 – RE 094448

Formada em Medicina pela Faculdade Evangélica do Paraná

Título de Especialista em Oftalmologia pelo Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC

Título de Especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia – CBO e pela Associação Médica Brasileira

Membro do Corpo Clínico do Hospital de Olhos do Paraná

Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia – CBO

Membro da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato – SOBLEC

Membro da Associação Paranaense de Oftalmologia –APO

Diretora do Centro Médico Baptistella

Pós Graduação em Cirurgia Plástica da Face – Instituto Jurado de Medicina SP

Área de atuação: Cirurgia Plástica Oculopalpebral, Catarata e Cirurgia Refrativa à Laser

Membro da Academia Brasileira de Plástica da Face

Novidade CMEB

Blefaroplastia

Conheça o procedimento indicado para corrigir o excesso de pele, as bolsas de gordura e a flacidez das pálpebras.

Saiba Mais