A Microcirurgia de Catarata visa a remoção do cristalino opaco pela catarata e o implante de lente intraocular que fará o papel da lente que foi removida.
A técnica cirúrgica é a Facoemulsificação, que pode ser a laser ou manual, utiliza equipamentos modernos, de última geração, e materiais de excelente qualidade.
É realizada em centro cirúrgico oftalmológico, mas sem a necessidade de internação, anestesia apenas com colírios e leve sedação. Leva, normalmente, em torno de 10 a 15 minutos, sem pontos e tampão.
A alta tecnologia utilizada permite uma recuperação visual excepcionalmente rápida, com menor reação inflamatória e grande resistência a traumas.
Uma lente intraocular de excelente qualidade é necessária para aumentar o sucesso da cirurgia. Dependendo da lente escolhida, é possível diminuir ou até mesmo eliminar a necessidade de óculos na maior parte do tempo e é o que garante a qualidade óptica após o procedimento cirúrgico.
As modernas lentes intraoculares entram dobradas por uma microincisão, fornecem proteção aos raios ultravioletas (por meio de filtros especiais), têm a função de melhorar a visão em condições de baixa luz (asfericidade) e corrigem erros de refração como miopia, hipermetropia e astigmatismo (lentes tóricas).
Outras lentes de grande avanço são as multifocais, bifocais e trifocais, que corrigem, além da miopia, hipermetropia, astigmatismo, também a presbiopia (vista cansada). As lentes trifocais são as mais modernas, que permitem correções ainda mais completas. As lentes são calculadas por aparelhos modernos e precisos, que levam em conta as diferentes condições de cada olho e suas medidas, mas apenas o médico oftalmologista pode avaliar o que é melhor e mais indicado para cada caso.