O que é orientação vocacional
Em linhas gerais, orientação vocacional reúne o conjunto de técnicas e orientações que auxiliam, de forma individual ou coletiva, determinadas escolhas.
Tema bastante presente na fase escolar, principalmente nos anos do Ensino Médio, que antecedem escolhas importantes como, por exemplo, o Vestibular.
Como é feita a orientação vocacional
Existem diversos métodos para proporcionar orientação vocacional aos estudantes e interessados.
Feitas por psicólogos, essas metodologias focam em uma série de análises sobre diversos aspectos do indivíduo.
Entre elas, são ouvidas as aptidões, observada a personalidade e os interesses do candidato.
Isso é feito por maneiras distintas, entre elas estão as entrevistas, em que as conversas são responsáveis pela identificação dos interesses.
Existe também a possibilidade de uma grande avaliação. Um formulário amplo com diversas perguntas que podem, por meio dos resultados apresentados, traçar um perfil desse candidato.
A orientação vocacional não faz a escolha para você – mas consiste em uma sólida ferramenta de auxílio nesse processo.
Por que fazer orientação vocacional
Existem diversas motivações para que o aluno busque auxílio de uma orientação vocacional no momento de fazer escolhas decisivas.
Dentre elas, a própria diminuição do risco de desistência na faculdade se faz uma justificativa interessante.
O processo da orientação vocacional pode contribuir para que tenha conhecimento suficiente sobre o curso e as características dessa carreira antes de se dedicar ao vestibular, matrícula, mudança de cidade, etc.
Além disso, a orientação vocacional é uma forte ferramenta para o auto-conhecimento. É uma chance de saber quais habilidades pessoais você mais valoriza e qual o tipo de atividade que mais te agrada na rotina diária.