Composto de tecido cartilaginoso, osso e mucosas, o septo nasal é a parede que divide o nariz em duas fossas nasais. Microtraumas ou fraturas na face podem ocasionar desvio de septo, dificultando a passagem de ar, situação na qual a Septoplastia é recomendada como forma de corrigir essa deformidade.
Por meio da intervenção cirúrgica, o especialista irá recentralizar o septo nasal, para liberar as obstruções na região. A Septoplastia é indicada para pacientes que sofrem com infecções, sinusites, apneia do sono e cefaleia, causadas por essa deformidade. Com exceção de casos específicos, normalmente a Septoplastia é indicada para pessoas com mais de 14 anos, idade em que a fase de crescimento septal se encerra.
A Septoplastia pode ser realizada tanto sob anestesia geral quanto local, dependendo do caso. O paciente deve seguir as recomendações pré-operatórias conforme prescritas pelo cirurgião responsável. Procedimento rápido que leva cerca de 20 minutos, não sendo, na maioria das vezes, necessário uso de tampões nasais, conforme a técnica aplicada.