Estima-se que uma grande parcela da população passe por situações em que exista obstrução da respiração nas vias aéreas durante o sono, ocasionando o ruído conhecido como ronco. Em casos mais graves, ocorre a apneia obstrutiva, na qual o excesso de tecidos da garganta impossibilita a passagem de ar. Isso leva a pessoa a períodos nos quais ela fica sem ar durante o sono, situação que pode colocar a saúde em risco.
A Uvulopalatoplastia, também conhecida como cirurgia do ronco, é uma intervenção cirúrgica na qual o excesso de tecidos moles que ocasionam essa obstrução, dentre eles a úvula e o palato mole, é retirado, visando liberar a passagem de ar. Em alguns casos, as amígdalas e adenoides também são removidas.
A Uvulopalatoplastia é um procedimento cirúrgico bastante seguro, que deve ser realizado pelo Otorrinolaringologista. O procedimento dura cerca de duas horas e requer anestesia geral, em que o paciente não sente absolutamente nada. O pré-operatório exige consulta com anestesista e exames laboratoriais exigidos por ele.