A linguagem é o processo ocorrido no cérebro que envolve a elaboração de mensagens com sentido claro, podendo ser compreendidas facilmente e interpretadas por outras pessoas. Envolve gestos, sinais falados ou escritos, sons, palavras ou símbolos que passam pelo processo de significação para serem entendidas. Caso a linguagem não tenha sido desenvolvida, a pessoa tentará vocalizar e articular ideias, pensamentos e sentimentos, mas irá falhar na compreensão ou em ser compreendido por causa da desconexão das mensagens.
A escrita caracteriza-se pela utilização de sinais e símbolos gráficos, utilizando substâncias em uma superfície para descrever mensagens que serão lidas pelo receptor no processo de comunicação.
Em crianças, a terapia de linguagem e escrita realizada por Fonoaudióloga é indicada para aquelas que têm problemas em se expressar oralmente ou na escrita. Já em adultos, geralmente é recomendada para casos de pacientes com doenças ou sequelas neurológicas, como dislexia, traumas, Alzheimer ou lesões cerebrais após AVC.
Por meio de exercícios, trabalho contínuo e acompanhamento, a Fonoaudióloga poderá fazer com que o paciente consiga expressar melhor o que está sentindo e pensando, reduzindo os efeitos dos distúrbios que possam atrapalhar a linguagem e a escrita.